teatro-digital

MÚSICA

Tecnologia a serviço da arte

Festivais  Músicos  Ópera  Shows  Cinema  Circo  Dança  Eventos  Internet  Literatura  Musica  Radio  Teatro  Tv  Contato

 

Música

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.  Teoria musical é o nome que é dado a qualquer sistema destinado a analisar, compreender e se comunicar a respeito da música. Assim como em qualquer área do conhecimento, a teoria musical possui várias escolas, que podem possuir conceitos divergentes. Sua própria divisão da teoria em áreas de estudo não é consenso, mas de forma geral, qualquer escola possui ao menos:
Análise musical, que estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais.
Estética musical, que inclui a divisão da música em gêneros e a Crítica musical.
Notação musical.
Crítica musical é uma prática utilizada, sobretudo pelos meios de comunicação para comentar o valor estético de uma obra, intérprete ou conjunto musical.

Música

Educação musical é o conjunto de práticas destinadas a transmitir através da vivência musical a teoria e prática da música nas correntes gerações e inclui:
Musicalização - métodos destinados a inicição ao estudante na prática vocal ou instrumental . Há muitos métodos de musicalização e os mais conhecidos são: Método Orff, Ritmica de Dalcroze e Kodály.
Prática instrumental - ensino e treinamento de técnicas específicas de cada instrumento de forma grupal e/ou individual , voltados a audição, prática, treinamento auditivo, percepção…
Prática vocal - ensino e treinamento de técnicas vocais. Inclui o canto coral e o canto orfeônico.
Teoria musical - ensino da teoria musical, escalas, rítmica, harmonia e notação musical.
História da música.
Percepção auditiva - treinamento da percepção melódica (alturas e intervalos, harmônica e rítmica).
Composição e regência - Curso voltado para pessoas que gostariam de ser compositores ou regentes, também um curso superior destinado à formação de regentes.
O século XX é marcado por uma série de novas tendências e técnicas musicais, são elas: Impressionismo, Nacionalismo do século XX, Influências jazzísticas, Politonalidade, Atonalidade, Expressionismo, Pontilhismo, Serialismo, Neoclassicismo, Microtonalidade, Música concreta, Música eletrônica, Serialismo total, e Música Aleatória.